Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazerem os obstáculos sumirem e as dificuldades desaparecerem (Thomaz Handy)









quarta-feira, 24 de março de 2010

Páscoa chegando, época de de reunir a familia e festejar a vida. Para comemorar, nada melhor que uma receita caprichada para o almoço de Páscoa. Minha mãe fazia uma Bacalhoada, ou como muita gente conhece, Bacalhau no Forno, que era simplesmente D I V I N O!!!
Quando sobrava um pouquinho, aquele pouquinho que ia ser dificil de dividir, ela batia tudo no liquidificador, adicionava um pouco de farinha de trigo e tinhamos um delicioso Bolinho de bacalhau.

Eis a receita:

Bacalhoada


Ingredientes

1 kg de bacalhau

1 kg de batata
3 dentes de alho
5 tomates sem pele e sem sementes
3 cebolas médias
2 pimentões vermelhos sem sementes
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa ) de cebolinha finamente cortada
 azeitonas pretas sem caroço
1/2 litro de  azeite de oliva
2 ovos cozidos cortados em rodelas
sal

Modo de Preparo

Deixar o bacalhau de molho de um dia para outro trocando a água várias vezes.  Descascar as batatas e cortar em fatias. Aferventar o bacalhau por 10 minutos, reservar e na mesma água  aferventar as batatas fatiadas para que fiquem mácias mas sem quebrar. Retirar as peles e espinhas do bacalhau. Picar o alho, cortar os tomates, a cebola e o pimentão em rodelas.  Arrumar num prato refratário camadas de batata, de bacalhau, de cebola, de tomate e de pimentão. Salpicar a salsinha, a cebolinha e o sal, espalhar as azeitonas,  e metade do azeite. Repetir novamente as camadas e por último o restante do azeite. Cobrir com papel alumínio e levar ao forno médio durante 1 hora.Na hora de servir coloque as rodelas de ovo cozido.

Obs. Se levar ao forno em refratário, coloque-o sobre uma forma de alumínio, assim não queimará a primeira camada de batatas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário